Conheça nosso blog
29Out
sanitários públicos

Como tornar sanitários públicos mais confortáveis para clientes?

Ao fazer a gestão de estabelecimentos, é importante ter atenção à higiene para que a satisfação dos clientes seja completa. Mesmo com atendimento e serviços de alta qualidade, é possível perder consumidores por conta da inadequada preservação de sanitários públicos. Mau cheiro no banheiro, privadas entupidas com o acúmulo de papel higiênico e resíduos são capazes de afastar completamente os seus fregueses.

Considerando essas consequências, a Sanicom do Brasil elaborou este artigo. Separamos dicas essenciais para melhorar a higiene do banheiro do seu negócio. Dessa forma, você terá mais facilidade para fidelizar consumidores e tornará o ambiente mais convidativo. Continue lendo para saber mais!

Quais são os maiores transtornos enfrentados em sanitários públicos?

Falta de agilidade

Para manter a saúde, pessoas tomam algumas medidas de precaução ao usar sanitários públicos. Por exemplo, escolher a cabine mais limpa, forrar o vaso com papel higiênico e não encostar na privada. Todas essas ações acabam fazendo com que a pessoa perca a agilidade durante o processo. Apesar de não parecer uma consequência grave, a lentidão pode ser extremamente prejudicial para quem está passando por algum problema de saúde ou possui restrições de acessibilidade.

Além disso, se o estabelecimento possuir um alto fluxo de movimentação, essa lentidão pode provocar extensas filas. Esse aspecto provoca uma piora na imagem do local e pode tornar a limpeza sanitária ainda mais complicada para funcionários. Por isso, é fundamental realizar ações para diminuir essa lentidão nos banheiros e tornar a experiência mais cômoda para clientes. Cuidar desse fator também engloba o oferecimento de um bom serviço e atendimento.

Desperdício

desperdício em sanitários públicos

O papel higiênico é um importante utensílio para sanitários públicos. Como citamos anteriormente, ele costuma ser muito utilizado como um protetor de assento. Além disso, o papel tem a função de auxiliar a secagem das mãos e partes íntimas dos usuários do banheiro. Entretanto, nem sempre esse material cumpre o objetivo desejado.

Por não ter sido idealizado como protetor de assento sanitário é necessária uma quantidade alta de papel para que ele execute essa função. Logo, o desperdício é igualmente alto. Como consequência, os donos desses estabelecimentos são coagidos a comprar um maior volume de material. Se esse valor fosse economizado, poderia ser usado para outros investimentos no negócio.

Além disso, o alto desperdício de papel é prejudicial ao meio ambiente. Todos os dias, cerca de 30 mil árvores no mundo são cortadas para a produção de papel. Ou seja, esse material é responsável por 15% de todo o desmatamento. No Brasil, uma alta quantidade de energia também é consumida para deixar o produto macio. Em alguns casos, os químicos utilizados para branquear o papel acabam poluindo fontes locais de água. Por isso, a economia do consumo é vantajosa para o meio ambiente e para os bolsos das empresas.

Acúmulo de sujeiras

A quantidade de papel usada, o fluxo de pessoas e as posições escolhidas para não encostar no vaso facilitam o acúmulo de sujeira. Isso acontece porque os resíduos urinários e fecais são mais fáceis de serem espalhados por meio dessas atitudes.

Além de tornar o ambiente mais desagradável para usuários, a sujeira traz prejuízos para os donos de estabelecimentos e empresas. A razão para isso é a maior demanda por uma equipe especializada em limpeza. Também é preciso considerar que quanto maior e enraizada estiver a sujeira, mais produtos serão necessários para eliminá-la.

O ideal é que os gestores de estabelecimentos elaborem ações para evitar esse acúmulo. Dessa forma, além de tornar o local mais adequado para o uso, será possível economizar. O dinheiro aplicado na compra de produtos de limpeza mais fortes pode ser usado para outros investimentos. Já os gastos com uma maior equipe de faxina podem ser revestidos para a melhoria do ambiente.

Falta de acessibilidade

Culturalmente, as pessoas são incentivadas a não encostarem nas privadas de sanitários públicos. Afinal, os germes e bactérias alojados no local podem causar doenças e infecções para os usuários. Porém, esse costume pode ser muito adverso para pessoas idosas, cadeirantes e afins.

A posição usada para evitar a aproximação com a privada pode causar dores e infecções em pessoas mais debilitadas. Indivíduos carregando muitas bolsas e utensílios também são prejudicados, pela falta de praticidade que a posição proporciona. Além disso, a pouca funcionalidade pode facilitar a concentração de sujeira no banheiro.

Como citamos anteriormente, não adianta oferecer bons serviços e atendimentos se a higiene do estabelecimento não for preservada. Para que a administração de qualquer negócio seja bem feita, é imprescindível elaborar ações para aumentar a satisfação de clientes. Essas medidas devem sempre englobar a estrutura do local. Assim, será muito mais fácil atrair e reter consumidores.

Medidas para melhorar os sanitários públicos da sua empresa

Previna maus odores

É muito comum que usuários determinem o grau de limpeza do ambiente por meio dos cheiros. Ou seja, mesmo que um banheiro esteja visualmente higienizado, odores desagradáveis podem repelir clientes e gerar insatisfação. Por isso, purificar o ar para prevenir esses cheiros pode ser um importante passo para melhorar o local.

Aqui na Sanicom do Brasil é possível encontrar produtos que auxiliam nessa tarefa. O aromatizador SaniFresh é responsável por eliminar odores fortes e aromatizar ambientes. Com esse produto, o seu estabelecimento ganhará mais credibilidade e a satisfação dos visitantes será garantida.

Também disponibilizamos o SaniAir, o eliminador de odores que funciona durante e após uso do vaso sanitário. Com ele, o banheiro ficará descontaminado de forma instantânea.

Instale os utensílios necessários

Alguns itens básicos precisam ser instalados, como recipientes de sabonetes líquidos e secadores de mãos. Porém, outros cuidados podem ser tomados para que o banheiro tenha qualidade. O gestor deve certificar-se da qualidade dos encanamentos, para que problemas com pias e vasos não aconteçam. Afinal, privadas entupidas podem tornar o ambiente ainda mais sujo.

Também é importante instalar ferramentas para tornar o banheiro mais acessível. Barras de ferros para deficientes devem ser indispensáveis. Busque também disponibilizar suportes para bolsas dentro das cabines. Assim, será mais prático utilizar o sanitário. Trocadores de fraldas são igualmente importantes.

Use um protetor de assento automático

use protetor de assento automático em sanitários públicos

O protetor de assento descartável é a maior invenção tecnológica em sistemas de higiene para banheiros. O produto consiste em um assento confortável, revestido de plástico virgem e esterilizado para proporcionar maior conforto e segurança ao usuário. Ele é substituído após cada utilização, descartando a necessidade de papéis higiênicos para proteção. Por isso, é ideal para quem deseja trazer mais funcionalidade aos sanitários públicos de seu estabelecimento.
Com esse produto, o tempo perdido ao forrar a privada com papel e procurar não encostar no vaso, é reduzido. Ele permite a utilização do sanitário de maneira rápida, segura e altamente higiênica. Assim, as filas são reduzidas.

Outra grande vantagem é a economia que o produto proporciona. Com a falta de desperdício de papel, não será necessário comprar maiores quantidades de material. Além disso, o acúmulo de sujeira é reduzido, o que diminui a quantidade de funcionários necessários para a faxina.

Você encontra protetor de assento sanitário na Sanicom do Brasil! Somos uma empresa do Rio de Janeiro, referência no mercado como representante oficial exclusiva na venda deste produto. Também comercializamos outros itens importados com alto padrão de qualidade e preço acessível, que vão garantir a higiene do seu negócio. Para mais informações sobre os nossos produtos, entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags