Qualquer pessoa que deseja abrir um negócio, como bares e restaurantes, deve pensar bem na infraestrutura do local. Afinal, não será possível ter lucratividade se o espaço não for agradável e atender às expectativas. Dentro desse cenário, o banheiro comercial deve ser extremamente bem projetado.
O motivo desse cuidado é a capacidade que um toalete possui de definir a satisfação do cliente. Além disso, um projeto inadequado pode resultar em sanções e prejuízos com a vigilância sanitária. Lembre-se de que o bom atendimento vai além do suporte oferecido por funcionários e abrange a boa estrutura do estabelecimento.
Para que você não sofra transtornos durante o projeto do seu banheiro comercial, a Sanicom do Brasil fez este artigo. Separamos as dicas mais essenciais para que o sanitário seja estruturado de acordo com as especificações vigentes. Dessa forma, você estará mais preparado para satisfazer clientes.
6 dicas para não errar durante o projeto do banheiro comercial
Escolha bem a localização
A localização é um aspecto muito importante a ser considerado durante o projeto de um banheiro comercial. Em alguns estabelecimentos, o cliente pode encontrar dificuldades para identificar o sanitário, o que pode causar aborrecimentos. Por isso, o ideal é que o banheiro seja estruturado em um espaço que seja de fácil identificação.
Também é importante que o banheiro esteja próximo às circulações verticais, como escadas e elevadores. Evite corredores muito longos e cheios de portas, para não confundir o cliente. Caso você esteja montando um restaurante, procure posicionar o banheiro longe da cozinha, para que contaminações não aconteçam.
Pense nos detalhes
Ao contrário do que muitos gestores pensam, o banheiro também deve promover uma boa experiência ao usuário. Para que isso aconteça, pense em todos os detalhes do projeto. Por exemplo, pense em quais utensílios podem ser úteis para os clientes e o que pode fazer a diferença.
Em banheiros femininos, disponibilizar apoios para bolsas dentro das cabines e próximo às pias pode ser interessante. Espelhos de corpo todo também causam mais satisfação ao público feminino. Considere a iluminação como um aspecto igualmente relevante durante esse processo.
No momento de escolher os materiais, é fundamental escolher itens de fácil limpeza. Assim, a equipe de funcionários responsável por essa função não terá dificuldades. Esse cuidado fará a diferença durante a rotina de todos os envolvidos.
Não esqueça a acessibilidade
Por lei, todos os banheiros públicos precisam ter ao menos um sanitário reservado para deficientes físicos. O banheiro adaptado deve seguir as orientações da Norma Brasileira de Acessibilidade – ABNT NBR 9050. Dessa forma, o cadeirante não terá dificuldades ao utilizar o toalete.
A instalação de um vaso especial e apoiadores estão entre as principais recomendações. A área mínima para manobras e a largura da porta também devem seguir as normas. Até mesmo a altura da pia é diferenciada para deficientes. Seguindo esses cuidados, você terá a garantia de um sanitário acessível para todos.
Pense nas medidas
Filas em banheiros são sempre desconfortáveis para os usuários. Por isso, o projeto do banheiro comercial é tão importante; por meio dele as medidas serão definidas de modo que o correto dimensionamento do ambiente seja estabelecido.
O Código de Obras e Edificações de cada município determina o dimensionamento dos banheiros de acordo com o fluxo de pessoas. A função de cada atividade também é levada em conta no momento da orientação. Logo, as instalações do banheiro comercial devem ser medidas de acordo com os tipos de peças que contiverem.
Nesse momento, busque a orientação de profissionais qualificados para que nenhum erro seja feito. Dessa forma, você poderá proporcionar um ambiente mais harmonioso e agradável para clientes.
Personalize a decoração
Uma decoração agradável pode ser muito útil para gerar satisfação aos usuários. Utilize as cores características da sua identidade visual. Assim, o cliente sentirá uma maior identificação e conforto no ambiente. Não tenha medo de ser criativo nesse momento e investir nas cores, se for necessário. O objetivo é tornar o espaço menos frio e mais acolhedor para os usuários. Esse aspecto será um diferencial para os visitantes.
Higiene em primeiro lugar
A higiene deve ser sempre a prioridade no projeto de um banheiro comercial. Afinal, a preocupação com os itens anteriores será infundada sem a limpeza adequada. O ideal é que os cuidados já sejam tomados nessa fase para que a higiene do banheiro permanece intacta.
Uma forma de garantir esse aspecto é com o nosso protetor de assento sanitário. Ele funciona de forma automática, o que traz praticidade para todo o processo. Revestido em plástico virgem impermeável e esterilizado, ele é trocado após cada utilização. Um sensor é instalado na parede do banheiro, sendo ativado apenas com o passar de mão do usuário. Esse sensor é responsável por substituir o protetor, deixando a privada pronta para ser usado novamente de forma higiênica.
Ao utilizar esse sistema, o uso do papel para proteger o assento é dispensado. Esse aspecto gera mais economia para os donos do estabelecimento e garante menos danos ao meio ambiente. Dessa forma, a satisfação de todos é garantida.
Se você deseja utilizar esse sistema no projeto do seu banheiro comercial, conte com a Sanicom do Brasil. Somos uma empresa com experiência e eficiência para atender às suas necessidades. Além do protetor de assento descartável, contamos com produtos para purificar o ar e eliminar mau cheiro no banheiro do seu negócio. Assim, você poderá fornecer mais conforto para os usuários. Entre já em contato conosco para saber mais!